Perigos e como evitar o consumo de ovos contaminados



Os maiores casos de ovos contaminados são devido à Salmonela. Isso ocorre devido à instalação da bactéria no intestino da galinha, que pode vir a contaminar a casca e o interior dos ovos. Outro caso de contaminação pode ser o uso de pesticidas pela indústria. Os sintomas de ambos os casos de ovos contaminados são graves. Saiba como evitar esse problema.

Riscos de consumir ovos contaminados

Os riscos de consumir ovos contaminados estão relacionados ao desenvolvimento de doenças ou de sintomas que podem ser danosos à saúde em geral. Os pesticidas, por exemplo, são uns dos maiores responsáveis por contaminar os ovos.

O pesticidade fipronil, por exemplo, é geralmente utilizado para eliminar insetos e ácaros. O uso desse tipo de produto é proibido em animais voltados para o consumo humano devido aos seus efeitos colaterais. Quando esses ovos contaminados são consumidos pelos humanos, o pesticida pode danificar o sistema nervoso central, provocando até mesmo o surgimento de tumores.

Salmonela

A bactéria Salmonella enterica também pode trazer riscos à saúde. Ela infecta aproximadamente 1% dos ovos de galinha. Após a ingestão desses ovos infectados, a pessoa pode vir a ter sintomas como diarreia, vômitos, febre, o que pode, em alguns casos, resultar em morte.

Apesar de apenas 1% dos ovos estarem contaminados com essa bactéria, o grande perigo é a dificuldade em diferenciar um ovo contaminado de outro. Os ovos contaminados não têm uma aparência diferente, por isso recomenda-se cozinhar bem os ovos, pois a bactéria morre a partir de uma temperatura de 60ºC.


Um ovo contaminado com Salmonella enterica, se deixado fora do refrigerador, faz com que a bactéria contamine rapidamente os outros ovos no recipiente. Isso pode acontecer em pratos com ovos que são deixados em temperatura ambiente em festas, por exemplo. Por isso, tenha cuidado.

Como evitar contaminação de ovos

Para evitar consumir ovos contaminados, você pode seguir algumas dicas. Confira:

Antes de comprar, verifique o estado dos ovos

Evite comprar ovos com rachaduras. Um ovo rachado, que esteja contaminado, pode contaminar também os outros ovos da caixa. Confira também a validade e opte pelos ovos que tenham uma aparência limpa e que estejam inteiros.

Lavar os ovos

Após a compra, lave os ovos em casa com água e sabão e guarde-os limpos na geladeira. Descarte a caixa de papel, pois ela pode estar contaminada.

Guardar em recipientes fechados

Opte por conservar os ovos em um contentor de plástico, ou de vidro, fechado. Assim, caso haja um ovo contaminado, você impossibilita que ele entre em contato com outros alimentos.

Não consumir ovos com gema mole

O mais indicado é que você consuma ovos fritos e cozidos com a gema dura. Por isso, cozinhe por pelo menos 7 minutos, pois algumas bactérias morrem a partir dos 60ºC, cortando os efeitos da bactéria.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.



Comentar

3 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.